PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Miami além das praias: veja 7 curiosidades sobre a cidade

Publicados

TURISMO

Miami, Estados Unidos
Reprodução/TripAdvisor – 31.03.2023

Miami, Estados Unidos

A cidade de Miami é um dos destinos mais desejados por turistas no mundo. Localizada na ensolarada Flórida, o município atrai visitantes por suas praias paradisíacas, clima tropical, vida noturna agitada e cenário multicultural. Mas o que muitos não sabem é que, por trás da fama, existem fatos curiosos e pouco divulgados sobre a região.

Além de ser a única grande cidade americana fundada por uma mulher, Miami abriga o maior conjunto arquitetônico Art Déco do planeta, é a capital mundial dos cruzeiros e o berço do protetor solar. A cidade também concentra o maior número de bancos internacionais dos Estados Unidos e está entre dois parques nacionais. 

O CEO e diretor de vendas da Elite International Realty, Daniel Ickowicz, destaca: “Tanto que grandes empresas como FIFA, Apple e Microsoft criaram sedes na região. Isso sem contar com os grandes famosos internacionais e nacionais que se mudaram ou compraram imóveis na ensolarada Miami, como Jeff Bezos, Gisele Bündchen e Anitta. Miami também tem atraído diversos investidores, principalmente no setor imobiliário devido a infraestruturas de primeiro nível, valorização constante e impostos mais baixos”.

Pensando nos mistérios e curiosidades da cidade norte-americana, o  iG Turismo separou 7 fatos curiosos que vão te surpreender. Veja logo a seguir:

Leia Também:  Conheça a Azeitaria, a nova atração do Parque Olivas de Gramado

1. Origem indígena no nome

O nome Miami vem da tribo Mayaimi, que habitava a região do Lago Okeechobee entre os séculos XVII e XVIII. O termo significa “grande água” e expressa a conexão da cidade com os recursos hídricos que ainda moldam seu estilo de vida. Essa relação com a água é uma das marcas registradas de Miami, de praias a canais artificiais.

2. Única grande cidade americana fundada por uma mulher

Miami foi fundada em 1896 por Julia Tuttle, conhecida como a “Mãe de Miami”. A empresária convenceu o magnata Henry Flagler a estender sua ferrovia até a cidade, marcando o início de um rápido crescimento.

O primeiro trem da Florida East Coast Railroad chegou naquele mesmo ano. Em pouco tempo, Miami ganhou o apelido de “Magic City” devido ao crescimento acelerado.

4. Maior conjunto Art Déco do planeta

South Beach abriga o maior complexo de edifícios Art Déco do mundo. São mais de 800 construções das décadas de 1920 e 1930, cuidadosamente preservadas.

O distrito se tornou um símbolo arquitetônico da cidade e atrai milhares de visitantes interessados na estética colorida e nas linhas geométricas típicas do estilo.

5. Miami Beach é, em grande parte, artificial

Boa parte das ilhas e praias de Miami foi construída com intervenção humana. A engenharia urbana foi essencial para contornar os efeitos das mudanças climáticas e o avanço do mar.

Leia Também:  Como o Brasil pode virar uma potência turística?

A cidade se preparou com estruturas modernas e um sistema de prevenção eficiente, tornando-se um exemplo de adaptação urbana.

6. Protetor solar nasceu em Miami

Em 1944, o farmacêutico Benjamin Green criou um gel à base de petróleo para proteger soldados na Segunda Guerra Mundial. O produto evoluiu até se tornar a marca Coppertone.

O calor constante da cidade foi o estímulo para o surgimento do que hoje é item indispensável no mundo todo.

7. Capital Mundial dos Cruzeiros

O porto de Miami é o mais movimentado do planeta no setor de cruzeiros. Companhias como Royal Caribbean e Carnival partem dali rumo ao Caribe e outras regiões.

O local também recebe o maior evento náutico do mundo, o Miami International Boat Show.

Bônus: Segunda maior cidade hispânica dos EUA

Miami tem uma população majoritariamente latina, resultado da imigração, especialmente após a Revolução Cubana. O espanhol é falado em larga escala nas ruas e no comércio.

Essa diversidade cultural influencia desde a música até os costumes cotidianos da cidade.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Oktoberfest de Munique chega à 189ª edição com chope e tradição de sobra

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights